DICAS

BOM APETITE

Como escolher um bom peixe para consumo

Sabemos que pescados são ótimos para consumo. Ricos em Ômega 3, Vitamina B, entre outros componentes benéficos para o bom funcionamento do corpo. Mas, será que todos os peixes estão prontos para consumo? Listamos abaixo algumas dicas para te ajudar na escolha.

 

Aparência

É muito importante prestar atenção na aparência do peixe. Se for peixe fresco, ou seja que não está congelado, precisa analisar a pele e a escama, que devem estar brilhantes, e os olhos salientes e com coloração mais próxima da original possível.

Já no caso dos congelados, as extremidades não podem estar amareladas e secas. O produto não pode ter alteração na aparência e nem acumulo de líquidos, pois isso significa que o refrigerador pode ter sido desligado e com isso a temperatura foi alterada.

 

Armazenamento

O armazenamento é fundamental para garantir a qualidade. A temperatura deve ser de pelo menos -18º C, isso considerando o processo todo e não apenas o ponto de venda. No caso do peixe fresco é importante pegar sempre os que estão embaixo, pois os de cima geralmente não ficam em contato com o gelo.

 

Procedência

A melhor forma de garantir que o pescado seja de qualidade e confiar que tenha sido armazenado da maneira correta é conhecer a procedência. A Anvisa certifica as empresas que produzem os peixes da maneira correta, ter o selo da Anvisa é excelente sinal de que o produto é bom para consumo. Há ainda órgãos internacionais que chancelam, também, esse tipo de garantia de origem, da fazenda à distribuição, como é o caso da BAP (Best Aquaculture Practices) e ASC Farmed Responsibly. E lembre-se sempre de comprar em locais de confiança.

 

 

COPYRIGHTS © 2015 ALL RIGHTS RESERVED BY ORINGIN




